Arte tradicional x Arte moderna


Arte ao estilo convencional ou arte moderna digital? O mundo sempre vem mudando e novas tecnologias surgindo; conceitos e opiniões para interferir no nosso dia a dia e até mesmo transformar nosso estilo de vida e costumes. A arte fazendo parte desse universo e sendo um patrimônio humano também sofre transformações e isso as vezes pode ser ruim ou bom para os artistas.

Neste artigo abordarei um pouco sobre a arte e sua trajetória existencial e seu desenvolvimento através dos tempos. Mesmo quem não é um artista e não é muito apreciador de artes, pode perceber que ela tem mudado muito ao longo dos anos desde seu surgimento. Vamos abordar superficialmente este assunto porque ele mais profundo extenso do que se possa imaginar.

A arte antiga

A arte tradicional como já citamos em outras postagens se iniciou nas pinturas rupestres das cavernas nos primórdios, quando os homens registravam eventos em forma de pinturas nas paredes das mesmas. Com o passar do tempo, foi se tornando um dom notório nas pessoas que o tinham; e isso começou inevitavelmente a se tornar um meio de lucro para quem dominava a arte do desenho e da pintura. Cenários e pessoas eram retratados em telas por pintura.

Os artistas da época usavam ferramentas que tinham disponíveis em seu tempo como pincéis de cerda, telas, tinta a óleo e outras. E ainda assim conseguiam criar obras magnificamente bem desenhadas, pintadas e admiradas pelo público da época e da atualidade. Citarei por exemplo no ramo da arte da pintura em tela o grande Leonardo da Vinci que impactou muitos admiradores ao longo dos anos com seus quadros mundialmente conhecidos; onde um deles é a Monalisa, obra caríssima. E mesmo com os recursos da época, ele impressionou o mundo com suas belas telas pintadas tradicionalmente.
Desenhos de Leonardo da Vinci

Ainda nos dias atuais, existem pessoas que dominam a arte através desses métodos e fazem quadros com uma perfeição tamanha e admirável. Mas será que é bom termos o conhecimento pleno apenas dos métodos da arte tradicional? Devemos ignorar o avanço tecnológico que já abraçou até alguns ramos da arte? Infelizmente muitos artistas tem parado no tradicional mesmo e mal sabem lidar com um computador e outros que já nasceram na era digital, mal sabem lidar com um pincel real.

A arte considerada por muitos como “antiga”, não retrata algo que caiu totalmente em desuso, mas denota que sua origem e metodologia vem de muito tempo atrás; mas elas ainda permanecem nos dias atuais e rendendo muitos aplausos. Consideremos grandes pintores e outros artistas que são muito conhecidos através de suas obras por meio destes métodos; mas consideremos também, que muitos métodos já estão saindo de linha e todo bom profissional que se preza, deve se atualizar para não ficar para trás.

Um exemplo de arte que tem sofrido sérias atualizações em vários lugares é a arte sequencial dos quadrinhos e os desenhos animados. Esses ramos de arte não foram extintos (graças a Deus), mas sua metodologia foi modernizada. Vamos tratar disso no texto abaixo.

A arte moderna

Você se lembra de quando os quadrinhos eram feitos em papel, colorido em nanquim e finalizado a tinta? Pois é, atualmente o computador faz quase todo o trabalho rapidamente e com um acabamento bem mais perfeito. Mas ainda existem desenhistas que usam os métodos convencionais, mas são poucos.

O artista desenha, escaneia, prepara os traços, coloriza e insere os textos tudo em softwares específicos ou não para cada caso. Infelizmente, muitos artistas tem parado no tempo e ignoram o fato de que a tecnologia tem avançado e muito e as mesas de desenho comum já são substituídas por mesas digitalizadoras e os pincéis, lápis, borracha, nanquim, caneta, régua e muitas outras ferramentas tomaram formato virtual e fazem o mesmo serviço.

A arte moderna tem surgido principalmente na era dos computadores. Após certo tempo de desenvolvimento dos computadores e sistemas operacionais; não demorou para que a arte fosse incluída na informática e computação. Podemos citar também o ramo da animação que admitamos nós, deu um salto espetacular dos desenhos sequenciais em papel para animações em 3D em filmes incríveis e cheios de efeitos especiais.

Pinguins de Madagascar

Antes se usava muito aquele bolo de papel e uma mesa de luz para se fazer uma animação para desenho, e era muito trabalhoso para se criar um único episódio de desenho animado; mas com os softwares de hoje (como o Flash), a coisa ficou mais fácil e muito mais prática sem perder o peso; pelo contrário, em certas situações, ficou até mais impressionante e admirável.

Deixo aqui um conselho para você que pretende ingressar na carreira da arte ou está na situação de pavor perante a tecnologia moderna: Atualize seus conhecimentos sobre arte e faça principalmente um curso de informática e Photoshop ao menos. Se você não fizer isso, estará fadado a ficar na antiguidade em metodologia e conhecimento, e por mais bom que seja no que faz, ficara em descaso. Mas se correr atrás, poderá ver que não é tão complicado assim e que será nada mais, nem menos do que descobrir uma nova área naquilo que já conhece e faz.

O computador e as tablets tem ajudado muitos artistas em sua jornada, mas muitos também têm ficado para trás. Eu já tratei de comprar ao menos uma mesa simples de desenho digital e fazer um curso de design gráfico para não ficar de fora da nova onde do momento. Como você age perante a arte moderna que tem se expandido cada vez mais? Tem se atualizado, ou preferiu se conformar com sua conquista e esta perdendo espaço? Deixe sua opinião sobre o assunto nos comentários; compartilhe com outras pessoas este artigo e não deixe de assinar as atualizações para receber mais novidades.








Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 comentários:

  1. muito legal!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou amigo, sempre quero postar mais e mais novidades boas por aqui.

    ResponderExcluir

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.