5 dicas para aprender a teoria das cores de formas alternativas


Artistas de plantão! Encontrei estas excelentes informações que ajudarão qualquer profissional da arte a lidar com as cores de diversas formas! Todos sabem que precisamos lidar com cores o tempo todo enquanto trabalhamos e principalmente se tratando de um trabalho baseado numa referência; é mais complicado ainda de se discernir quais são as cores usadas. Por isso essas dicas do site We Do Logos cairão bem no seu dia dia.

Muitos designers têm dificuldades para escolher a cor ideal da peça gráfica. E isso não é um problema e sim uma questão comum a todo profissional que lida com artes e criatividade.

Existem várias formas de se estudar esse conceito, separamos 5 maneiras alternativas para te ajudar:

1 – Inspiração

No meio audiovisual é comum ver cineastas usando as cores para imprimir sua assinatura, como é o caso de Jean-Pierre Jenuet e Quentin Tarantino, ou mesmo para situar o espectador do ambiente retratado na cena.

Ainda no meio audiovisual temos as animações, que usam das cores para transmitir emoção a cena. No vídeo a seguir, podemos observar o potencial emocional das cores: ROYGBIV: A Pixar Supercut


4 filmes onde as cores tem um papel fundamental

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain – Jean-Pierre Jeunet;

2 - Bastardos Inglórios – Quentin Tarantino;

3 – Abraços Partidos – Pedro Almodóvar;

4 - Maria Antonieta – de Sofia Coppola.

2 – Percepção da luz



Uma simples observação do sol no seu dia, pode te ajudar a desvendar os mistérios da luz. A luz influencia no aspecto de como as cores se apresentam, algumas absorvem a luz, outras refletem. Ao criar peças publicitárias por exemplo, é importante saber qual tipo de luz irá iluminar a peça, pois isso influenciará a maneira com que seu público interpretará sua mensagem. O estudo das cores no seu ambiente de trabalho ou por onde você passa, deve ser uma prática constante pois, em cada ambiente a luz se apresenta de maneira diferente.

3 – Experimentação com tinta

Tem coisa melhor que aprender brincando? Porque não voltar à infância e comprar uma paleta de tinta guache. Você pode pensar que não, mas essa simples brincadeira de pintar e experimentar a mistura das cores pode te ajudar muito a aprender sobre Cor Pigmento, um aspecto muito relevante e imprescindível para todo designer que irá trabalhar com peças gráficas (impressos).

4 – Apps

Que tal compreender melhor o estudo das cores com as do seu dia a dia, de maneira simples e funcional? Seja no simples ato da escolha do look, a harmonia das cores é fundamental. Alguns apps podem tanto te ajudar nesta função, quanto te ensinar mais sobre o conceito das cores. Basta selecionar uma imagem e o app te mostra automaticamente as principais cores presentes na fotografia e suas correspondentes em CMYK e RGB. Isso é o que o myPANTONE é capaz de fazer. Além disso, é possível compartilhar, imprimir ou criar uma conta e salvar sua paleta. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

5 – Softwares

O estudo das cores é fundamental para que um designer possa expressar toda sua criatividade em seus trabalhos. Uma excelente fonte de inspiração é o Adobe Kuler, uma ferramenta online que trabalha com paletes de cores. A partir de uma cor-base ele cria seis tipos de combinações harmônicas em cinco tonalidades e quatro sistemas de cores: RGB, CMYK, LAB e HSV. Também é possível criar tabelas de cores, partilhar com outros usuários ou mesmo abri-las no Photoshop, Illustrator, InDesign e outros programas da Adobe.

Gostou das dicas? Deixe seu método peculiar de lidar com as cores nos comentários e acrescente mais informações para ajudar outros profissionais que estão começando agora a lidar com isso; compartilhe com outras pessoas este artigo e assine as atualizações do blog!



Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.