Amor pela arte


Mais uma vez, olá a todos que estão acompanhando nossas publicações sobre arte. Vamos falar neste post sobre a arte que vai além de um dom especial ou talento adquirido. Quanto você se envolve com a arte? Estou realmente perguntando o quanto a arte é importante e essencial em sua vida? Você realmente gosta de arte ou é só admiração superficial mesmo?

Amor pela arte

“Arte nas veias”

Esta frase, apesar de parecer exagerada, serve realmente para transmitir o amor que muitos tem pela arte que gera. Estou falando de artistas que mais do que uma profissão, consideram o que fazem uma terapia, lazer, diversão e até identidade pessoal. Exagero? Nada disso! Afinal, por que escolhi o nome Ricardo Arts para assinar meus trabalhos? Porque me identifico com o que faço, e o que faço me identifica. Como você se vê como artista; e o quanto você se mistura com a arte que produz?

Não estou me referindo apenas a se lambuzar de tinta e ter dores nas costas e no traseiro de ficar numa cadeira desenhando o dia todo, mas muito além disso. Estou falando de intimidade profunda; ou ainda que leve, mas intimidade com aquilo que faz. Tipo sentir sua arte e praticamente se misturar a ela com emoção.

Quando produzia minhas humildes páginas de quadrinhos com meu anti-herói TAD; confesso que fazia aquilo com tanto ânimo e empolgação que por muitas vêzes andava pelas ruas da cidade imaginando aventuras para o meu personagem. Quando passava pelos lugares que desenhava nas histórias, lembrava dos quadrinhos e das cenas que havia desenhado. As vêzes até comentava todo emocionado com os amigos sobre isso.

Enfim, eu tinha um sentimento intrínseco com o que fazia. Gastava horas e horas desenhando e colorindo (mesmo com os métodos antigos). Não media esforços para desenhar meus quadrinhos, amava o que fazia. Mesmo sem muito conhecimento; técnica e pretensão de ser um desenhista ou colorista da Marvel ou DC Comics.

Geralmente os profissionais que têm esta intimidade com o que fazem, fazem melhor dos que os que o fazem apenas por profissão. Mas também existem os profissionais que trabalham com prazer fazendo arte, seja ela qual for.

Como adquirir amor pela arte?



Alguém pode se aventurar a perguntar isso, mas infelizmente esse amor pela arte já vem geralmente com quem tem esse dom. "Mas se eu não tiver o dom e amar a arte?" 

Claro que minha resposta não é restrita e podem haver casos diversos de variação como pessoas que têm o dom e nem ligam para isso e pessoas que não o tem mas gostam tanto que se esforçam para aprender sobre a arte; e existem ainda os admiradores, que gostam de arte mas não se envolvem com o aprendizado. Este sentimento é de uma forma geral espontâneo e surge com o passar do tempo de qualquer forma. Mas ele é muito comum em categorias de arte onde se lida com pessoas; cenários e coisas da vida.

Amar a arte é essencial para quem quer prosperar nela e ser um grande profissional reconhecido por suas obras. Sempre será assim; os amantes da arte sempre se destacarão mais dos que sentem apenas paixão. Deixe-se se envolver nos rabiscos, nas paisagens, nos cenários, na vida dos personagens e no misturar das cores. Enfim, apaixone-se cada vez mais pelo que faz e ao fim de cada trabalho sentirá prazer em ficar admirando o que gerou com amor e profundidade; e essas obras sempre te trarão lembranças do porque foram produzidas; quando e carregará cenas de sua vida também.

Como você se sente ao criar ou reproduzir uma arte de qualquer natureza? Conte nos comentários sua experiência; compartilhe com outras pessoas esse artigo e assine as atualizações para ficar por dentro de mais sobre arte por aqui.
Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

2 comentários:

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.