10 Dicas para ser um bom profissional


Falando sobre humanidade; temos sérios problemas em todos os lugares do mundo com pessoas mentirosas, falsas, caloteiras, briguentas, fofoqueiras, desonestas e outras características que postas em prática prejudicam muitas pessoas.

Profissional de Sucesso


E o caráter de um artista, tem importância isso, ou o que importa mesmo é ser um profissional e tudo bem? Tem muita gente pensando assim e se esquecem que estão lidando ou irão lidar com pessoas que possuem sentimentos e senso crítico como eles. Pessoas que simplesmente podem nunca mais contratar seus serviços simplesmente por saber que é um sem educação e mau humorado.

Mostrarei nessas dicas o quanto é essencial, antes de tudo, ser um BOM profissional e não apenas um profissional.

Exemplos Cotidianos


Pode parecer exagero afirmar que existem profissionais que são antipáticos e não sabem tratar seus clientes corretamente; além de descontarem sentimentos nos clientes e tantas outras atitudes que mancham seu caráter pessoal.

Eu pude vivenciar muitos acontecimentos como estes na vida de um colega que atua no ramo de letreirista. O sujeito é um ótimo profissional com muitos anos de experiência no ramo e conhecido em quase toda cidade onde moro. Mas…

… seu caráter e conduta deixa muito a desejar aos clientes e isso tem prejudicado ele grandemente.



Ele combina vários serviços com vários clientes e muitas vêzes se esquece de alguns; trata uma forma de pagamento com o cliente e no final quer receber antes de terminar o trabalho; quer fazer vários trabalhos ao mesmo, mesmo que um dos clientes esteja com pressa; despreza seus companheiros mais novos de profissão; faz um orçamento caríssimo e ainda leva o restante do material que sobra sem dar satisfação e por aí vai. Sem contar a parte do caráter que mancha ainda mais sua reputação como ser um usuário de drogas; ex-presidiário e quase um estuprador. Deu para sentir o peso da situação não é mesmo?

Será mesmo que os clientes olham seu profissionalismo sem olhar seu caráter e procedência? Creio que qualquer ser inteligente pode responder a esta pergunta sem pensar muito. Quem colocaria um cidadão desse dentro de casa para executar um serviço sabendo que ele ainda pratica muitas dessas atitudes ainda? Você contrataria ele para pintar dentro da sua casa por exemplo?

Certo dia este cidadão em uma conversa comigo, perguntou (indiretamente é claro) por que as pessoas olhavam seu caráter e não seu profissionalismo. Emudeci com a ignorância dele. Se coloque no lugar de um cliente e se imagine nas mãos de um bom profissional que transmite confiança no que faz e é reconhecido por seus trabalhos; porém, é mentiroso, não cumpre os prazos e pode te deixar na mão. E aí vai arriscar? Claro que não!

Então se você for assim; mude rapidamente seu jeito de ser ou estará fadado ao fracasso profissional.

“Sou o único profissional que faz o que faz em minha cidade...” Se eu fosse você, lembraria da lição da semeadura e da colheita. Ninguém semeia em um dia e colhe resultados no outro. Abra os olhos… Apesar de se achar a "última bolacha do saquinho"; outros profissionais surgirão e brilharão e para piorar, podem ser melhores do que você na personalidade e caráter. Se cuida...

Formando um bom caráter

Um bom caráter não se compra na loja da esquina nem se consegue emprestado de outras pessoas. Para adquirir um bom caráter profissional você precisa primeiramente se tornar uma pessoa de caráter.

Dizem que caráter se consegue de berço; não descarto essa frase, mas quem não conseguiu no berço pode se reeducar e se tornar um excelente profissional. Não sou o mestre em caráter perfeito e nem sou 100% perfeito, nem como pessoa e nem como profissional; mas posso afirmar que já trilhei muitos passos e posso dar os conselhos que darei abaixo:
  1. Não cobre nem mais e nem menos; 
  2. Zele com seus compromissos com os clientes; 
  3. Se fez o trabalho errado corrija e sem cobrar por isso; 
  4. Use uma agenda para organizar seus trabalhos; 
  5. Não seja orgulhoso e auto-suficiente; 
  6. Seja educado e trate bem os clientes; 
  7. Faça seu trabalho com o máximo de excelência; 
  8. Viva a necessidade do cliente; 
  9. Se olhe no espelho e analise sua aparência;
  10. Mantenha sempre a humildade mesmo no topo.
Relembrando que os conselhos acima servem tanto para sua vida profissional, como pessoal. Siga estes conselhos e você verá resultados surgirem pouco a pouco. As pessoas te indicarão como profissional e como excelente pessoa. Umas indicarão para as outras e assim por diante. Não faltarão oportunidades de trabalho para você. Pode crer que é mais fácil fazer isso do que se tornar um profissional em artes.

Eu trilhei este caminho e nunca me arrependi por isso. Hoje sou um profissional com certo reconhecimento em minha cidade; já tive muitas indicações de clientes para outras pessoas; já recebi vários elogios como pessoa e como profissional; não falta trabalho para mim e sinto orgulho de mim mesmo por isso, sempre agradecendo a Deus em primeiro lugar. E só pra constar, não precisei passar ninguém para trás e nem querer a queda dos meus concorrentes, pois Deus e meu proceder me levaram onde estou hoje.

Meu colega? Um tanto revoltado por me ver crescer e seus clientes me buscarem e ele já não ser “o único letrista da cidade”. Tenho motivos para me orgulhar? Com certeza; pois sou o único profissional que atua desenhando em minha cidade e vejo isso nada mais nada menos que uma dádiva de Deus para mim. A maioria dos sujeitos que faziam arte como profissão sumiram de alguma forma e só fiquei eu; mas nunca ostentarei orgulho em mim.

Aliás; não posso esquecer de lembrar que errar sempre será humano e como digo; persistir no erro que é burrice. Pode acontecer de cometer erros, mas não se acostume com isso e se torne um vício em sua vida pessoal e profissional.

Espero que você alcance o sucesso pessoal e profissional seguindo estes conselhos básicos e nunca pisando nas costas de ninguém. Boa sorte mais uma vez. Comente sobre alguma experiência que teve neste sentido; compartilhe com outras pessoas essas dicas e assine as atualizações para receber mais dicas em seu email.



Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.