O artista e a tecnologia


A tecnologia esta crescendo absurdamente em todos os âmbitos de nossa vida e tem invadido a vida pessoal e profissional de muitas pessoas. Antes de revisar este artigo eu comentava com a minha mãe sobre a tecnologia nas lavouras de cana-de-açúcar e como hoje em dia os trabalhadores se tornaram dispensáveis por causa das facilidades tecnológicas.

Mesa Digitalizadora Contiq

Mas isso não ocorreu somente nas lavouras, mas em muitos setores industriais e outros. Alguns com alto índice de desemprego e outros com menos; alguns ramos com mudanças drásticas e outros nem tanto assim. E ramo artístico não ficou de fora e já inventaram diversas tecnologias para auxiliar os artistas criando novos horizontes dentro desse ambiente. 

Falarei um pouco sobre essa onda de tecnologia e como ela tem inovado a arte em nossos dias.

Arte Digital


Para quem não sabe o que é arte digital, traremos uma definição bem esclarecedora a respeito para você ficar totalmente por dentro do assunto. Acima, você pode ver uma mesa digitalizadora fabricada pela empresa Cintiq. Essa já é a segunda geração tecnológica de mesas digitalizadoras; pois as primeiras eram usadas num periférico a parte e estes modelos permitem que se desenhe diretamente na tela!

Os outros modelos ainda estão no mercado e bem procurados e vendidos para os de menos condições; porque os novos e aprimorados modelos de mesa de desenho são realmente caros. Quanto maior a resolução da tela; maior será seu investimento. Como não estou tão poderoso assim; investi numa Tablet Bamboo CTH-670. Mas claro que qualquer desenhista fica louco por uma Cintiq de 32"! Mas nem é bom ficar falando nelas... Confira a definição de arte digital:

Definição - Arte digital ou arte de computador é aquela produzida em ambiente gráfico computacional. Utiliza-se de processos digitais e virtuais. Inclui experiências com net arte, web arte, vídeo-arte, etc. Tem o objetivo de dar vida virtual as coisas e mostrar que a arte não é feita só a mão. Existem diversas categorias de arte digital tais como pintura digital, gravura digital, programas de modelação 3D, edição de fotografias e imagens, animação, entre outros. Os resultados podem ser apreciados em impressões em papéis especiais ou no próprio ambiente gráfico computacional. Vários artistas usam estas técnicas. Ao contrário dos meios tradicionais, o trabalho é produzido por meios digitais. (Fonte: Wikipedia)

Na área de ferramentas e aplicações, consiste no uso de softwares de desenho onde é possível fazer desenhos, pinturas, animações, modelagens 3D e outros. Nestes softwares você encontra todas as ferramentas tradicionais em versão digital. Elas realmente imitam perfeitamente as reais na aplicação; mas é preciso sempre fazer ajustes para que fique exatamente como precisa; mas a vantagem é que não precisa trocar de ferramenta da forma usual em lápis e pincéis reais por exemplo. Imagine a economia com o lavar pinceis; apontar lápis; comprar grafites e por aí vamos...

A mesa digitalizadora também não fica de fora. Ela funciona como uma mesa de desenho digital, onde você usa uma caneta própria e desenha direto no software através de uma pequena área da mesa. Existem ainda os monitores touch screem, que você pode interagir diretamente na tela de seu computador. Uma das marcas líder de mercado em mesa digital de desenho é a empresa Cintiq que já lançou o modelo mobile de suas mesas para Windows e com sistema Android.

A arte digital está cada vez mais presente e a tendência é aumentar e aprimorar cada vez mais. E muitos artistas já mostram o que sabem fazer com esta tecnologia de ponta, que tem invadido o mundo da arte; principalmente os desenhos, ilustrações, quadrinhos, modelagem e animação.

Assim como tudo na vida, ela pode ter suas vantagens e desvantagens. Citaremos algumas vantagens e desvantagens que a arte digital pode trazer para vida do artista.

Tablet Wacom Bamboo
Esta é minha ferramenta de trabalho; uma Wacom Bamboo Pen and Touch
Desvantagens – Para quem já ingressou na era da arte digital e não passou pelas lições da arte tradicional, pode considerar isso um prejuízo de cara. Se o artista não tomar cuidado, acaba viciando na facilidade tecnológica e abandonando os métodos tradicionais que trazem nossa cultura artística e que também chega a ser mais terapêutico, acredito eu.

Os investimentos para adquirir as mais modernas atualizações nesse ramo não são em nada baratos e não é para qualquer um. As ferramentas convencionais saem bem mais baratas e com pouco se pode fazer muito.

Vantagens – É vantajoso aprender a arte digital para se estar atualizado com as novidades; pois não creio que o mundo artístico irá parar por aí em tecnologia. Os trabalhos rendem muito mais em se tratando de tempo com os novos recursos. O exesso de ferramentas é dispensado no âmbito digital e tudo encontrado no software criado para isso. Ferramentas de desenho, pintura, efeitos prontos, simulação de tipos de papéis e outras.

Dispensa muita bagunça com espaço amplo; há grande interação com fontes de pesquisa na internet e os formatos mais usados atualmente são os digitais e editáveis. Não ingressar nesse ambiente moderno e gráfico computadorizado é realmente parar no tempo e não ser uma boa recomendação.

A arte digital não deve assustar ninguém que ainda não a dominou. Tudo que não conhecemos, de princípio transmite certo medo mesmo e nos deixa preocupados; mas depois que dominamos, vemos o quanto aquilo nos seria útil como foi fácil aprender. Basta pegar firme e verá que não é tão complicado assim e que é bem legal se usar esses novos recursos.

Como você trabalha atualmente? Que ferramentas usa em seu dia a dia? Deixe sua experiência nos comentários; compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações para receber novos artigos.



Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.