Sucesso financeiro de um artista


Vida financeira todo mundo tem; a não ser que ainda seja uma criança ou adolescente que depende dos pais e só recebe uns tostões de vez em quando pra sair com os amigos e tal. Mas todos nós temos uma vida financeira e precisamos de ter ciência em como administrar e lidar com o nosso dinheiro. Todo artista que vive pela arte como forma de sustento, precisa também saber como administrar seus ganhos para que não entre em colapso e caia na falência por má administração.

Desenhando Dinheiro

Como desenhistas podem ganhar muito dinheiro ou pouco dependendo do que fizer e como fizer; a atenção nesse assunto precisa ser redobrada para não se complicar mais rápido ainda. Aqui vão algumas dicas sobre este assunto para te ajudar neste sentido.

Vida financeira



A vida financeira de cada um é problema pessoal, mas será que dizer isso não dar mancada e correr risco de se complicar mais tarde passando vergonha? Dizem que se conselho fosse bom ninguém dava, vendia. Mas esse ditado tenta colocar a bondade das pessoas em cheque; como se ninguém fosse bom o bastante para ajudar os outros com conselhos. É por isso que ouvir conselhos é essencial para nossa vida artística e especificamente financeira.

Por causa dessa pequena fatia de nossa vida, muitas vezes entramos em embaraços que podem durar muito tempo. São gastos absurdos, desenfreados, sem necessidade e que se alongam nosso sofrimento por longos meses em dívidas e falta de materiais e ferramentas para se trabalhar. O artista não é diferente das demais pessoas que passam por crises financeiras e precisa saber administrar seus ganhos de forma correta. Se você já sabe, meus parabéns! Mas se ainda vive em apuros e não vai para frente, aqui vai algumas dicas de um aprendiz que já caminhou alguns passos.

Primeiramente, você precisa ser um bom administrador antes mesmo de ser um profissional e começar seu ramo de trabalho na praça. Por que? Se não for assim, você nem conseguirá atuar no ramo profissional e muito menos vai ganhar dinheiro escondido no anonimato! Para isso, basta você adquirir intimidade com a matemática e principalmente com as contas de menos; pois são as que mais perseguem qualquer cidadão. Você precisa saber que as vezes, mais gastamos do que ganhamos na vida. Quem tem isso em mente já bem encaminhado.

Investimentos necessários

Sempre invista quando for necessário, nada de gastos desnecessários, mas sim investimentos. Trabalhe sempre calculando seus ganhos corretamente; não se esquecendo das despesas mensais como energia, água, telefone, internet e outros; materiais de trabalho, ferramentas e possíveis surpresas que possam aparecer pela frente. Se você deixar de investir em seu trabalho principalmente, seu negócio irá travar as engrenagens e logo você estará com suas portas fechadas. Sempre invista nas ferramentas e materiais para trabalhar. Isso não pode faltar!

Não esqueça do que já citei em outras publicações; investir também em cursos em revistas, vídeos, faculdade e qualquer outro é sempre muito bom para sua carreira ganhar cada vez mais peso. Falta de investimento em aprendizado pode travar seu crescimento profissional.

Fazendo economia

Que beleza! Está sobrando dinheiro no caixa? Não se emocione e saia gastando com os amigos na balada, ou outras coisas fúteis; pense seriamente se precisa investir primeiro, se estiver tudo em ordem, guarde dinheiro para um momento de precisão. É melhor trabalhar com o caixa no azul, do que no vermelho. Existem profissionais que por não conseguirem trabalhar com dinheiro na reserva, só vivem no vermelho e trabalhando duro para não perder o rebolado. Economize!

A causa disso em muitos casos é o desequilíbrio entre trabalho e laser que acarreta dívidas e a falta de dinheiro para curtir de verdade num churrasco; viagem e outras coisas mais edificantes e revitalizantes.

Muitos profissionais bons no que fazem, perderam o rumo na vida financeira e estão hoje numa pior e sem trabalho, pois não administraram de maneira correta seus ganhos e acabaram falidos. Conheço artistas, amigos meus que (principalmente por causa de drogas) se afundaram em dívidas e tiveram até mesmo que procurar melhorar a situação em outra cidade. Um outro, chega a trabalhar de graça, por ter contas exageradas no comércio; trabalha quase por favores.

Se você não quiser ficar nessa situação, aprenda administrar desde o começo de sua carreira. Se já estiver naufragando, aproveite a dica e administre melhor seus ganhos. Eu confesso que sou um desastre para poupar dinheiro e você, como se definiria neste sentido? Comente; compartilhe este artigo com outras pessoas e assine as atualizações para receber novidades sobre novos artigos.

Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.