Mesa de luz – Aprenda como fazer uma


Mesa de Luz - Ricardo Arts
A mesa de luz para quem ainda não conhece, serve para se tirar cópias de desenhos que necessitem ficar iguais, mas sempre com seu tom natural artístico. Com ela você é capaz de redesenhar qualquer desenho ou reproduzir desenhos a partir de revistas, jornais e mesmo outros feitos por você.

Esta postagem é dedicada especialmente para nossos amigos ilustradores, desenhistas, cartunistas e animadores de desenhos.

Vou ensinar você fazer uma mesa de luz caseira que funciona como qualquer mesa profissional usando materiais encontrados até em lixo dispensado nas calçadas ou carpintarias.

Resumo
  1. Materiais
  2. Construção
  3. Funcionamento
  4. Resultado
  • Materiais – Os mateirais que você necessitara são: Uma gaveta média de madeira sem o fundo (Pode ser velha); 1 vidro transparente na medida do fundo da gaveta; 1 ou 2 soquetes de lâmpada; 1 ou 2 lâmpadas; 1 interruptor para lâmpada; 1 tomada de dois pinos; 3 mts de fio duplo comum; pregos 10x15; Tinta esmalte sintético branca e ferramentas para a construção.
  • Construção – A construção é simples se você optar pelo meio mais simples.
    1. Tire o fundo da gaveta e dê o tratamento devido para pintá-la. Pinte por dentro de branco (o mais branco possível). Pinte por fora da mesma cor ou mude ao seu gosto;
    2. Esta etapa dá um trabalhinho mesmo e você terá que investir uma mixaria. Tire as medidas do fundo da gaveta (contando as partes onde desliza o fundo) e anote-as. Leve até uma vidraçaria e peça para o vidraceiro cortar um vidro ness medida. O investimento é bem baixo, coisa de R$ 10,00 aqui no Brasil. Deixe o vidor como o fundo original da gaveta; com a capacidade de deslizar para fora e para dentro, para possíveis trocas de lâmpadas e manutenção na instalação.
    3. Agora mais uma complicadinha; compre os fios para fazer a instalação dos soquetes, interruptor e tomada. Faça a instalação deixando os soquetes por dentro da gaveta no centro das partes da frente e de trás para iluminação interna. Fixe os soquetes já conectados aos fios em ambos os lados internos da gaveta (Não nas laterais maiores, mas nas menores). Conecte os fios no interruptor que deverá estar do lado de fora da gaveta. A partir daí, deixe um boa metragem para ser usada para a tomada de dois pinos. Fixe os soquetes e o interruptor com os parafusos que geralmente vêm com os mesmos.
    4. Ligue as lâmpadas no soquete. Deixando claro aqui que você pode usar uma lâmpada se for potente, e duas se forem fracas; para cada caso um ou dois soquetes. Eu recomendo que você use lâmpadas fluorescentes para soquetes ou mesmo de reator (Apenas mudando o esquema de instalação da mesma).
    5. Caso você tiver problemas com o vidro cortado do vidraceiro (Como eu tive), e a caixa ameaçar quebrar as beiradas, use os pregos para reforçar a estrutura da gaveta. Não use pregos muito grandes para não danificar mais ainda a gaveta.
  • Funcionamento – Pronto para o teste? Ligue a tomada no interruptor e acenda as lâmpadas e confira se acendeu. Atenção! Se tiver dúvidas na parte elétrica desde o princípio, não faça! Peça auxílio de alguém que entenda sobre eletricidade ou pague para um eletricista fazer para você; ele não irá cobrar caro por isso. Se tudo correu bem, ao acionar o interruptor as lâmpadas irão acender.
  • Resultado – A intenção é a seguinte: Quando você precisar criar desenho animado ou mesmo fazer cópias idênticas manuais; basta você colocar o primeiro desenho e fixá-lo no vidro da mesa de luz e colocar uma folha em branco sobre o desenho. Quando você acender as lâmpadas, o desenho transparecerá na folha em branco; então é só copiar ou desenhar um novo movimento para o personagem. Descomplicado não?
Minha mesa de luz em ação
Folhas com e sem desenho.
E então gostou da mesa de luz? Caso encontre complicações, pode nos acionar e perguntar que estaremos tirando suas dúvidas para que termine o seu projeto.

Na foto você pode conferir uma foto da mesa em ação que tirei em casa mesmo enquanto testava. Note que ela realmente faz o serviço e muito bem feito quando ligada.

Divulgue para quem necessite e ajude o seu próximo. Se você gostou comente e diga-nos o que achou. 
Como você pode ver, é possível e fácil de se fazer. Boa sorte e nos conte sobre o seu sucesso.



Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Blog Ricardo Arts,Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor; prestando serviços também na web com design. Para saber mais clique aqui.


Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

14 comentários:

  1. esses pop ups e tela de curtir do face na cara do usuario está estragando o blog, respeite o usuario

    ResponderExcluir
  2. Gostei da crítica Lincoln! É disso que estou falando meu amigo; elogie, opine e critique.

    Você tem razão, vou tirar essa janela xarope que fica se abrindo em respeito a pessoas como você esta bem?

    ResponderExcluir
  3. Muito inteligente e ate engenhosa essa criatividades de voces. Parabens

    ResponderExcluir
  4. Obrigado meu amigo Beto. Ela ainda hoje esta em uso por aqui e funciona muito bem.

    ResponderExcluir
  5. FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fogo??? Eh Zero, eu avisei para chamar o eletricista em caso de dúvidas na parte de instalação elétrica, kkkkkkkkkk

      Espero que não tenha posto fogo na casa hein? Muito engraçado seu comentário. Pode compartilhar sua experiência na criação de sua mesa conosco? Seria interessante saber como terminou essa saga,kkkkkkkk

      Excluir
  6. Oi ricardo, estava pesquisando e em outro site encontrei que deveria usar vidro fosco. não é melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, na minha opinião, o vidro fosco vai tirar um pouco da iluminação interna da mesa; mas não prejudica em nada não. Mas eu prefiro usar o transparente, pois o efeito da luz ,mais forte permite que se copie qualquer desenho; até os que estiverem em material mais espesso (grosso).

      Excluir
  7. Muito boa a sua dica, mas para quem não tem habilidade recomendo esta mesa de luz led, com apenas 1,2cm de espessura, em tamanhos A3 ou A4, sem emissão de calor na tela, com pouco peso, portátil, fonte bivolt e a bom preço.
    https://www.youtube.com/watch?v=hk_9VB2M07E
    Sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu pelo comentário meu amigo Roberto! Eu já tinha visto esse projeto de mesa de luz antes e achei bem criativo e até necessário para nós artistas. Estou pensando seriamente em investir nela; mas vou analisar ainda.

      Excluir
  8. Oi, gostei muito. Tenho várias gavetas de um antigo armário desmontado.
    Já vi de tudo para reutiliza-las. Desde composteira até estantes. Só que agora, vou criar uma mesa de luz para mim. Mexo bem com eletricidade, sem medo. Assim que ficar pronta posto aqui para vc.
    Obrigada pela dica, continue assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :>) Ô Layane! Gostei dele seu comentário! Muito obrigado por participar e dar sua opinião! Estarei aguardando ansiosamente para ver seu modelo de mesa de luz e te desejo sucesso na montagem esta bem? Se manja na parte elétrica, essa a mais perigosa; vai se sair bem. SUCESSO!

      Excluir
  9. amigu a ideia é boa mas a foto da mesa ta muito piquininha nao tem como tu bota um link pra uma foto pra jente ve amigu eu clico em sima da fotu e ainda fica piquena tinha qui se maior pra jente ve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, me perdoe, mas infelizmente, por acidente, eu exclui a foto maior do servidor de imagens, mas é muito simples. Consiste numa gaveta onde você arranca o fundo dela e coloca um vidro no lugar... Só seguir os passos que com certeza vai dar tudo certo amigo! Se ainda tivesse ela comigo tiraria fotos recentes, mas desmanchei porque pretendo fazer uma mais compacta e simples com luzes de LED. Deus abençoe por ler e comentar!

      Excluir

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.