Arte - Os segredos básicos do mundo


Título misterioso não acha? Revelarei um segredo que descobri na minha jornada artística que muitos já dominaram, mas outros talvez nem sonham que seja assim. Essa postagem é dedicada mais aos amantes do desenho em geral. Para quem principalmente acha que desenhar é complicado demais e nem tenta ao menos estudar para saber como funciona a estrutura de um desenho.

Mãos com Círculos


A princípio, qualquer criança começa desenhando tudo diretamente conforme observam e absorvem. E isso acompanha o ser humano nessa área até a adolescência e fase adulta quando começa correr atrás de mais conhecimentos e descobre essa maravilha de informação.

A visão geométrica

No mundo em que vivemos existem milhares de formas diferentes de seres vivos e objetos que nem sequer conhecemos ainda. Eles se encontram no ar; na terra e no mar. Ainda aqueles que temos diante de nós, muitas vezes dá um trabalho muito grande para transmitir para o papel não é mesmo? Mas por que acontece isso? A resposta é simples: Porque muitas vezes por não conhecermos os segredos por trás das formas que desejamos representar através do desenho.



Tentamos reproduzir as coisas diretamente do modo em que vemos; e isso torna mais complicado o processo de se desenhar e exige mais tempo e correções. Ficará extremamente preso ao copiar e nem sempre sairá exatamente como deseja que saia ou como o desenho copiado ou observado. Use a seguinte macete para resolver este problema de arte: Tudo quanto você ver diante de seus olhos será mentalmente transformado em formas geométricas: Quadrados, retângulos, triângulos, esferas, ovais, losangos, linhas e cubos de diversos tamanhos diferentes para cada ocasião. Em muitos casos terá que misturar essas mesmas formas para obter um desenho.

Com isso, comece a desenhar as coisas usando como base os sólidos geométricos. Para isso transforme todas as partes do que quer que seja em formas geométricas. Com as bases geométricas traçadas bem levemente a lápis em rascunho, você passará para contornos mais detalhados e precisos. Por fim poderá definir os traços básicos finais em seu desenho e apagar as formas geométricas. Mas não se esqueça de dar o acabamento devidamente com caneta esferográfica ou nanquim para não apagar também os traços que interessam no final.

Não entendeu o segredo ainda? Imagine que a cabeça de uma vaca seja um triângulo com uma esfera para o focinho, uma elipse de base para os chifres e as orelhas dois losangos bem fechados; o resto é só complementar! Você pode usar essa fórmula até nos mínimos detalhes se for preciso; mas com o tempo usará menos formas. Mesmo as formas mais complexas se submetem a essa fórmula. Basta você unir uma ou mais formas geométricas e conseguir a base que precisa para terminar com mais precisão o seu desenho.

Um simples detalhe que enriquece seus conhecimentos e te ajuda a desenvolver melhor seus desenhos. Desde o seu olho até os maiores planetas do sistema solar, usam a geometria como base para desenho. Não vai ser difícil você dominar essa façanha. Apenas treine desenhar estas formas manualmente, sem réguas e outras ferramentas para não viciar em complicações. Lembrando que essa regra é válida para todos os meios de desenho; tanto tradicional usando lápis e papel, quanto digital usando tablet e software.

Você já sabia do segredo das formas geométricas por detrás dos desenhos? Se gostou dessa dica, compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações.


Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.