A arte é um dom ou se aprende?


Dom ou aprendizado? Uma discussão sobre desenhar que parece não ter fim... Afinal; saber desenhar vem de berço ou pode ser aprendido através da transmissão de conhecimentos? Eu sou desenhista por dom nato e por aperfeiçoamento também e posso falar um pouco sobre o assunto.

As pessoas vivem admirando exageradamente quem tem o dom de desenhar e qualquer outro referente a arte e nesse exagero elas tendem a "endeusar" esse talento nato nessas pessoas e se inferiorizarem tanto que nem se acham dignas te tentar ao menos aprender; mesmo que apreciem tanto e queiram aprender. 


Daniel desenha por dom

Por outro lado temos outro problema que não ajuda muito que são os "iluminados" apregoando que realmente são "especiais" e "exclusivos" e que desenhar não é para qualquer um. Pois nesse artigo desmistificaremos isso.


Arte – Um dom

É realmente admirável quando uma pessoas nasce e manifesta com o tempo, seu dom artístico naturalmente. Já da infância percebe-se levemente seu apego ao lápis, giz de cera, canetinha e papel. 
Pessoas assim, logo manifestam seu talento com desenhos que a maioria das pessoas não conseguem fazer tão facilmente. Isso é porque essa pessoa tem o dom nela e consegue assimilar tudo ao seu redor facilmente e transportar para o papel, mesmo que com alguns defeitos. Mas ainda em fase infantil seus desenhos se destacam das outras crianças nos traços.

Esse fenômeno não acontece somente com dons artísticos, mas também se manifestam em outros ramos profissionais e podem ser notados desde a infância. O dom é uma vantagem? E como! Na verdade, tenho meu talento por dom e antes mesmo que tivesse contato com uma revista, curso ou instrução de outros sobre o assunto, já desenhava bem e apenas observando tudo ao meu redor. Só anos mais tarde quando pude, fiz um curso básico por correspondência.

Realmente, quem tem a arte na vida como dom, pode alegrar-se e agradecer a Deus por essa dádiva que é sobrenaturalmente presenteada por Deus. Existem também, casos que os fillhos podem herdar o dom dos pais; como também é o meu caso. Meu pai não foi um desenhista profissional e nunca se interessou em seguir carreira nisso, mas ainda assim, herdei o dom dele. Minha tia sempre me falava que ele desenhava bem; mas amava mesmo era jogar bola; talvez pela falta de oportunidades nesse ramo.

Arte – Na escola 


Existem muitas pessoas que por não terem o dom da arte, acham que jamais conseguirão fazer nada relacionado a ela. Mas esse pensamento é precipitado e infundado. Se fosse assim, as outras milhares de profissões não poderiam ser aprendidas também! É certo que algumas profissões caem por milagre como dom ou por transferência familiar, no entanto a arte também pode ser aprendida através da transmissão de conhecimentos. 

Não coloque em sua cabeça que a arte é só para quem é especial, pois isso é errado! Existem escolas e mais escolas ensinando e formando pessoas que tinham simplesmente o desejo de aprender e conseguiram. Existem professores e cursos de toda espécie ensinando como desenhar e pessoas testificando que aprenderam. Seria inconcebível que essas pessoas fossem apenas desenhistas natos se aprimorando.

O segredo é gostar e querer aprender; se você tem esses principais requisitos poderá ser um bom artista no que quer que seja. Você pode até mesmo estudar em escolas online e aprender no conforto de sua casa. Toda profissão tem seus segredos e desenhar não é diferente; basta apenas decifrar quais são os seus segredos; e acredite, são tão fáceis... 

Apesar de haver realmente mínimas diferenças entre uma e outra situação, não se deve menosprezar os que não têm o dom e nem estes se acharem menores que os outros. É bem provável que quem tenha o dom, queira se sentir melhor do que os outros num tom arrogante(já senti isso em mim!). A verdade é que quem tem o dom, deve procurar se aperfeiçoar e crescer, pois só com o dom, nunca aprenderá o suficiente. E quem não o tem, mas tem desejo de aprender e admira a arte, deve se animar e ingressar em uma escola ou mesmo aula particular e não desanimar.

Você já percebeu qual é o seu caso? Desenha por dom ou aprendeu fazendo cursos? Conte sua experiência para outros leitores; compartilhe este artigo com outras pessoas e assine as atualizações do blog.





Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.