A arte pode ser um meio de vida?


Viver da arte é possível? Existem muitas profissões em todo mundo e cada uma tem locais exclusivos; mas falou em arte; é possível encontrar em todos os estados e países do mundo! Raramente encontraremos algum lugar onde a arte não seja apreciada ou não exista desenhistas, pintores e outras categorias de artistas.

Ricardo Arts Desenhando

Existem profissões bem rentáveis e outras menos vantajosas e a arte esta entre muitas dessas profissões com níveis de ganhos que variam muito conforme cada caso. A gama de vagas de trabalho para artistas é muito grande mesmo e pode-se conseguir trabalhos bem rentáveis com essa profissão.

A arte de viver

Parece até gozação o que vou citar aqui, mas muitas pessoas precisam realmente aprenderem a arte de viver, para depois aprenderem a viver da arte. Como assim? Já te explico simplificadamente...

Se você for uma pessoa parada na vida, preguiçosa para o trabalho e que gosta só de viver às custas de alguém; precisa aprender a viver primeiro. Viver não é somente ter vida; implica também o modo de viver essa vida. Uma pessoa com os requisitos negativos citados acima, não prosperará em ramo algum. E se chegar a algum lugar, não conseguirá subsistir aos combates e as intempéries do ramo da arte como: competição, conquista de espaço, administração equilibrada e pressão do compromisso com o profissionalismo.

Quem não sabe viver, perece em todos os ângulos da vida; vive parasitando nas custas dos pais, do governo, de pensões, e tantos outros meios que se algum dia eles faltarem por algum motivo, essa estará desorientada. Se você já fez esta pergunta e quer uma resposta, lhe darei uma bem sincera: Aprenda as pesadas lições que vida ensina sobre o trabalho honesto e a boa vontade de trabalhar e você terá uma porcentagem bem maior de sobreviver ganhando com a arte.

A arte como meio de vida


Certamente que não darei uma resposta animadora e ilusória de que você pode viver 100% do ramo da arte, pois existem diversas exceções e considerações a serem observadas. Exemplo: Capacidade profissional; tamanho de sua cidade; tamanho da concorrência; estrutura econômica da cidade; valorização do ramo da arte e enfim, seu estilo de vida.

Eu mesmo não posso afirmar que vivo só da arte, mas com certeza tenho lucrado muito nesse ramo. Mas como disse no ponto anterior, meu estilo de vida foi bem forjado. Se eu sou rico? Claro que não… Pelo contrário; eu nasci pobre e passei muitos dias da minha vida estudando e trabalhando em áreas rurais em meio aos populares "bóias-frias". Antes de chegar onde cheguei e fazer o pouco que faço, trabalhei em muitas lavouras por aqui (tomate, feijão, algodão, laranja, amendoim, cana-de-açúcar, feijão, e outros); sem contar outros ramos em que atuei.

Comecei a ganhar com arte fazendo bicos  antes e depois dos horários de trabalho em uma usina de açúcar e álcool. Até então, cobrava barato, pois ganhava mais de um salário onde trabalhava e não via necessidade de cobrar o que valia. Depois de 9 safras nessa usina, comecei a trabalhar como autônomo e passei a cobrar um pouco mais pelos meus serviços com empresa aberta e tudo mais.

Mas tive que enfrentar a concorrência que era forte, ganhar a confiança das pessoas e mostrar que era bom naquilo que fazia. Hoje em dia, ainda não vivo totalmente da arte, mas 90% do que faço esta direta ou indiretamente ligado ao ramo da arte; mas meu intuito é chegar ao meu ideal e só trabalhar com desenhos e ilustrações. Como costumo dizer: “Quem atira para todo lado, sempre acerta alguma coisa!”. Ou seja, procuro fazer sempre algo mais para que possa não depender só da arte, já que minha cidade é pequena e complicada para esse ramo. Mas quando realizar todos os sonhos que tenho, então deixarei os outros para trás e bola pra frente!

Resumindo tudo: Comece mostrando as pessoas o que você tem e até faça algumas gratuitas só para impressionar mesmo; com o tempo, faça disso um ganho extra para sua vida; quando estiver bem avançado em conhecimentos e com bom espaço de atuação, comece a bater as asas; se aprender a voar, voe alto! Abra uma micro-empresa, invista e se deleite ganhando com o que gosta de fazer.
Dependendo da situação, as vezes você necessitará de mudanças bruscas como mudar de cidade e até de país! Quantos desenhistas brasileiros não estão nos EUA ganhado muitos dólares? Ed Benes, Mike Deodato, Ivan Reis, Roger Cruz e outros. Uma dica valiosa: Agarre a sua melhor oportunidade!

Gostou dessas dicas sobre viver de rendimento com arte? Comente se você já faz isso e como é a vida assim para que outros leitores adquiram experiência; compartilhe este artigo com outras pessoas e assine as atualizações se ainda não o fez.




Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.