Logos estão em alta até os dias atuais e vão permanecer por muito tempo; mas elas sempre sofreram mudanças no decorrer dos anos e isso sempre trouxe inovação e significado para cada logo alterada e aprimorada. Todas as empresas (excetuando algumas) possuem sua logo que traz não só o nome da empresa; mas as vezes também um significado por trás do nome.
Neste artigo quero expor algumas logos que fizeram sucesso na década de 80 e que foram transformadas no decorrer dos anos. É uma curiosidade interessante que muitos não pesquisaram, mas tenho certeza que teriam curiosidade de saber. Vejamos os 6 mais conhecidos nessa época.
Atari
Quem não se lembra desse game que era o sucesso do momento em diversão? Bem sofisticado para o seu tempo e admirado pela criançada; trazia uma logo simples. O videogame Atari foi uma verdadeira febre dos anos 80, pois popularizou o acesso a jogos de console como Pac Man e Space Invaders, os maiores sucessos da companhia.
Abocanhada pela concorrência no final da década de 80, a empresa foi vendida por diversas vezes, mas continua no mercado de games, à sombra de grandes sucessos da atualidade, como o X-Box e o PlayStation. Durante todos esses anos a marca manteve o mesmo logotipo, mudando-o apenas de cor mais recentemente: do preto para o vermelho.
Estrela
Brinquedos estrela... Como assisti propagandas dessa empresa e seus brinquedos! Sempre brinquedos da hora e que acompanhavam novidades do momento; incluindo da TV.
Quem foi criança na década de 80 não pode esquecer da maior fabricante de brinquedos da época, a Estrela. Famosa por brinquedos inovadores e interativos, como o Ferrorama, o logotipo da empresa chama atenção até os dias de hoje, pois poucas nuances foram modificadas ao longo do tempo. Sinônimo de qualidade e brinquedos duráveis, a empresa continua em pleno funcionamento.
Neste artigo quero expor algumas logos que fizeram sucesso na década de 80 e que foram transformadas no decorrer dos anos. É uma curiosidade interessante que muitos não pesquisaram, mas tenho certeza que teriam curiosidade de saber. Vejamos os 6 mais conhecidos nessa época.
Atari
Quem não se lembra desse game que era o sucesso do momento em diversão? Bem sofisticado para o seu tempo e admirado pela criançada; trazia uma logo simples. O videogame Atari foi uma verdadeira febre dos anos 80, pois popularizou o acesso a jogos de console como Pac Man e Space Invaders, os maiores sucessos da companhia.
Abocanhada pela concorrência no final da década de 80, a empresa foi vendida por diversas vezes, mas continua no mercado de games, à sombra de grandes sucessos da atualidade, como o X-Box e o PlayStation. Durante todos esses anos a marca manteve o mesmo logotipo, mudando-o apenas de cor mais recentemente: do preto para o vermelho.
Aiwa
Quem nunca curtiu um som em rádios toca fitas desse tempo também? A marca Aiwa era bem conceituada e quem tinha um aparelho de som ou qualquer outro equipamento se gabava.
A Aiwa – lê-se “aiua” – foi uma importante empresa de walkmans e fones de ouvido, aparelhos que trouxeram a mobilidade para quem gostava de ouvir música fora de casa. Ela popularizou-se na década de 80 pelo lançamento do TP-S30, um fone de ouvido estéreo que fez sucesso durante anos. Buscando sobreviver no mercado, a Aiwa investiu em aparelhos de som, videocassetes, rádios para carros, entre outros, até que foi adquirida pela Sony.
Ao longo da sua história, o logo da Aiwa sofreu duas alterações, uma na busca por maior empatia por parte do público jovem e a outra visando tornar a marca mais moderna.
Veja como era a logo da empresa na década de 80.
Coca-Cola
Essa dispensa apresentação não é mesmo? Pois bem; a logo da Coca-Cola sofreu bastante mudanças através dos tempos até chegar na logo atual e sempre marcou presença durante anos.
A Coca-Cola faz sucesso há mais de 100 anos, mas quem lembrar da música do Legião Urbana vai lembrar também que a geração de 1980 ficou conhecida como a ‘Geração Coca-Cola’, não só pelo alto consumo da bebida, mas também pelo trabalho de imagem que a empresa fez ao longo de sua história. Tanto os mais novos quanto os mais velhos sabem que o logo da empresa sofreu várias alterações e busca sempre estar alinhado com modernidade, criatividade e inovação.
Brinquedos estrela... Como assisti propagandas dessa empresa e seus brinquedos! Sempre brinquedos da hora e que acompanhavam novidades do momento; incluindo da TV.
Quem foi criança na década de 80 não pode esquecer da maior fabricante de brinquedos da época, a Estrela. Famosa por brinquedos inovadores e interativos, como o Ferrorama, o logotipo da empresa chama atenção até os dias de hoje, pois poucas nuances foram modificadas ao longo do tempo. Sinônimo de qualidade e brinquedos duráveis, a empresa continua em pleno funcionamento.
Peugeot
Sim; até a marca bem conhecida em fabricação de automóveis entrou entre as famosas com sua logo. E os automóveis não poderiam ficar de fora dessa. O símbolo da Peugeot foi amplamente divulgado e copiado durante os anos 80, tornando-se referência em automobilismo e inovação.
Rede Globo
A Rede Globo desde então tem mudado sua logo constantemente; mas mantém hoje um padrão a anos e eu particularmente acho o logo dele feio pra caramba, desculpa aí. Como sempre, a Rede Globo de Televisão esteve à frente da inovação em logotipos, chamando a atenção do público a cada mudança. Na década de 1980 foram introduzidas as cores no fundo, que perduram até hoje. Até aquele momento a Rede Globo trabalhava sua marca apenas com uma única cor, e decidiu entrar de vez para a era da TV em cores.
Quando pesquiso sobre essas coisas que algumas já sumiram do mapa; bate uma saudade daqueles tempos... Se lembrou de alguma dessas marcas e como entraram e marcaram sua vida? Conte um pouco a respeito; compartilhe com outras pessoas e assine as atualizações do blog!
Fonte: Blog We Do Logos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:
1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.