Aerógrafo - Ferramenta essencial para artistas


Imagem
Vamos falar um pouco sobre arte? Já publiquei aqui muitos artigos sobre arte e abordei muitas ferramentas interessantes que os artistas usam em seu dia a dia na criação de seus trabalhos.

Mas como este universo é bem grande e não param de surgir novidades no meio artístico tecnologicamente ou não, é sempre bom estar por dentro das melhores técnicas e ferramentas do mercado.

Não sou o melhor do mundo, e nem tenho ambição de ser, mas o que souber quero passar aqui para todos que se interessem pelo tema. E já que entrei no assunto, quero falar um pouco de um recurso que não é tão moderno, mas poucos artistas conhecem e usam em seus trabalhos, o aerógrafo.


O aerógrafo

O aerógrafo é uma ferramenta que teve sua existência baseada em antigas pinturas feitas por homens da antiguidade que sopravam pigmentos por meio de tubos nas paredes das cavernas para decorar as mesmas.

Essa prática não teve um processo contínuo e somente no século XVII é que foi reutilizada no Japão, enquanto que no ocidente só veio a ser descoberta no século XIX.

O aerógrafo funciona de maneira semelhante ao esquema dos homens nas cavernas. Veja o esquema antigo ilustrado abaixo:

Imagem
Esquema de pintura por meio do sopro.

Os aerógrafos são diversificados em modelos e também em medidas para se trabalhar. Existem os modelos com reservatório de tinta embaixo e outros em cima do aerógrafo (gravitacional). Mas todos usam um compressor que gera ar para que atinta possa ser lançada na superfície a ser pintada.

Os aerógrafos também podem ser de ação simples, com aplicação da tinta de forma direta no gatilho e de dupla ação, onde você comanda a saída do ar e a vazão de tinta com movimentos diferentes no dedo.

Eu, particularmente recomendo que use o último, pois é mais eficaz e além de auxiliar na secagem da tinta, ainda há um melhor controle da espessura dos traços na pintura.

Aplicação da Aerografia

A aerografia para quem ainda não sabe, é usada para pequenas pinturas e ilustrações, desenhos e letreiros comerciais, personalização de carros, motos e capacetes, pequenos reparos e pinturas, maquiagens e outras.

O aerógrafo torna o trabalho bem mais rápido e deixa o mesmo com um acabamento profissional. Claro que isso vai do domínio do artista com o mesmo.

Eu mesmo já adquiri o meu e estou treinando a beça por aqui. Mas confesso que depois de pintar meu primeiro desenho com o danado, creio que será pouco meu uso com o pincel.

Se você ainda não conhece, nunca usou e tem medo de usar o aerógrafo, recomendo que perca o medo, coloque amão no bolso e treine o quanto puder e garanto que irá gostar muito da rapidez, versatilidade e fino acabamento que o aerógrafo proporcionará aos seus trabalhos.

Estarei falando um pouco mais desta ferramenta largamente usada entre muitos artistas e como utiliza-la aqui no blog, não perca mais novidades sobre arte aqui no blog.



Sobre o Autor:
Ricardo F.S Ricardo F.S é administrador da empresa Ricardo Arts em Valparaíso e dos blogs Dinheiro sem Limite e Processo Blogs na internet. Possui curso completo de informática e internet e possui anos de conhecimento com blogs. Atualmente trabalha como letrista, desenhista e pintor. Para saber mais clique aqui.


Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, antes de comentar,procure observar umas regras antes para conservação da boa ordem e da decência neste blog e com outros leitores:

1. Só comente se realmente estiver a fim.
2. Comente dentro do assunto do artigo; outros assuntos use o email.
3. Não use palavras inconvenientes, ofensas e erros grotescos de digitação.
4. Não use este espaço para fazer spam, divulgue no blog devidamente.
5. Você pode comentar, elogiar, criticar, opinar e perguntar com ética.