3 Dicas essenciais para criação de logos


Antes de colocar a mão na massa e criar um logo, é preciso entender o briefing do cliente a fundo, de forma que você possa resumir em poucas palavras a identidade que a marca pretende construir e qual será seu público (gênero, faixa etária, classe social). Essas palavras devem sintetizar tudo que a marca deseja imprimir no público e cabe ao designer transformar todos esses conceitos em um logo, uma imagem que carregue todo o conceito proposto pela marca e, claro, que seja de fácil assimilação. O uso adequado de cores, formas, efeitos gráficos, linhas, curvas e tipografia são tudo o que você precisa para criar um logo incrível. Entenda como isso acontece...

Logo Batman


As cores

Por mais subjetivo que possa parecer aos nossos olhos, existem estudos que provam que as cores têm o poder de incitar sentimentos, percepções e até mesmo desejos de consumo e compra nas pessoas. E essa psicologia das cores é amplamente usada no marketing, e para os designers é uma ferramenta e tantas na hora de exprimir os conceitos da marca que está sendo criada.

Para expressar conceitos como coragem, energia, paixão e intensidade aposte no vermelho e suas variantes. O verde reforça os conceitos de saúde, bem estar e segurança. Para um público adulto, aposte no azul, cor que remete à confiança, afeto e amizade. O amarelo invoca a alegria, energia e fortuna. Enfim, cada cor tem seu potencial psicológico, e um bom designer deve saber aproveitar isso. Uma dica muito importante é nunca exceder na mistura de cores, para não gerar um sentimento de instabilidade e confusão associado à marca. Grandes logos tem uma, duas, no máximo quatro cores (nesse caso, sempre complementares), como você pode ver na imagem acima.

Formas e linhas



Criatividade é MUITO importante na hora de criar um logo. Portanto, jamais copie uma forma já consagrada por outro logo, além de antiético isso é um verdadeiro tiro no pé, já que o público poderá ser remetido à outra marca. Formas simples, geométricas, são ótimos começos, já que são repletas de significado. Claro, use a criatividade para casar as formas e estilizá-las.

Os círculos, por exemplo, transmitem a ideia de continuidade, estabilidade e globalidade. Quadrados trazem o conceito de força, segurança e poder, já o triângulo pra cima representa a ascensão e crescimento, veja alguns logos que já se beneficiaram desses significados.

Uma dica: tenha certeza que seu logo funciona quando olhado de todos os ângulos. Se ele remete à marca mesmo visto de baixo pra cima, de cima pra baixo e verticalmente, ponto pra você! É importante ter cuidado também com a adaptabilidade do logo a vários tamanhos, já que ele pode ser impresso tanto em uma caneta como em um outdoor. Logos muitos ricos em detalhes não ficam bem quando reduzidos.

Tipografia

Não poderíamos deixar de falar das fontes, afinal, o que seria da Coca Cola, Sony Vaio, Google e muitas outras sem as suas emblemáticas tipografias? Então, aposte na tipografia perfeita, fazendo testes e mais testes, até chegar naquela ideal para seu logo. Lembre-se de não usar muitas fontes ao mesmo tempo, para não confundir. A ideia aqui é garantir a fixação da marca, aposte na simplicidade!

Fonte: Wedologos

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Ricardo F.S Desenhista / Designer Gráfico / Letrista

Escritor no Blogger desde 2009. Adorador do Cristo Vivo. Artista por Natureza. Músico Autodidata. Teólogo Apologeta Zeloso capacitado pela EBD, CETADEB e EETAD. Homem Falho, Apreciador de Conhecimentos Úteis e de Vida Simples e Modesta. 😁

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